Boa noite pessoal... tudo certo!
Uma prática muito comum entre quem gosta de facas é a reforma de peças que tenham algum valor sentimental, ou que necessitem de alguma customização. Esse tipo de trabalho nos dá a possibilidade de treinar técnicas já conhecidas e até mesmo experimentar novas técnicas na cutelaria, seja na confecção da lâmina propriamente dita, ou de sua bainha, cabo, ou outras características.
A pedido de uma amigo, fiz uma pequena reforma em um facão três listras que era de seu avô. O facão, apesar de não ter marca aparente, apresenta boa qualidade e retenção de fio. Eu não fiz fotos do "antes" (me desculpem... esqueci!), mas ele estava bem atacado pela ferrugem e com duas talas de uma madeira desconhecida fixadas por parafusos e sem formato adequado para uma boa empunhadura.
Após remover o cabo, fiz uma limpeza geral da lâmina e removi toda a ferrugem. Confeccionei então um novo cabo, feito em Angico Preto, madeira extremamente dura. Substitui o último pino e coloquei um passa fiel, no qual passei um fiel feito em Paracord 550, na cor verde oliva.
A bainha foi totalmente feita, tingida e costurada a mão. Foi utilizado uma peça de soleta bovina, com aproximadamente 4mm (40 linhas), o que proporcionou muita resistência incrível. O passador de cinto possui duas posições de uso, uma mais alta e outra mais baixa, e na ponta existe uma pequena argola de aço que proporciona maneiras diferentes de se prender a bainha, por exemplo em uma sela de cavalo.
O resultado me agradou bastante e espero que vocês gostem também... Vamos as fotos!
Por enquanto é isso pessoal! Em breve, novidades...
Abraço a todos.