Pessoal... vou tentar mostrar um pouco do processo de confecção de uma faca, feita por desbaste (stock removal). Infelizmente não consegui registrar todos os passos, mas tirei algumas fotos e espero que elas ilustrem um pouco o assunto...
Tudo se inicia com o projeto da lâmina... ele é calculado e desenhado de forma que o resultado final seja simétrico e harmônico. No meu caso, costumo utilizar materiais que me possibilitam utilizá-los como molde, tipo um papelão ou outro...
Logo depois, fixo a molde em uma barra de aço e utilizo um spray de tinta para marcar onde ela será cortada...
Aqui, a barra já marcada e pronta para o corte da peça. Em um primeiro momento, é realizado um corte grosseiro, apenas para delimitar a peça e facilitar sua formatação final.
A barra é fixada e o corte é realizado utilizando-se uma esmerilhadeira. Nesse caso, estamos utilizando uma barra de aço SAE 1070, virgem.
Lembrando que é de extrema importância sempre utilizar o disco de corte correto e EPI's... a esmerilhadeira é uma das máquinas mais perigosas de se utilizar.
Facas após receber o primeiro corte.
Logo após o corte, elas vão para uma formatação mais exata, utilizando o esmeril para o trabalho.
Aqui, a faca já em seu formato definivo e presa para limpeza inicial da aço. A limpeza é realizada com lixas de diferentes granulações...
Após a limpeza, a peça vai para a usinagem. É o momento em que o desbaste da lâmina é feito, definindo sua geometria de corte. No meu caso, o trabalho ainda é feito manualmente, utilizando a esmerilhadeira, limas e lixas para o trabalho.
Aqui, uma visão dela já desbastada. Ao lado, o projeto inicial completo e a lâmina em andamento... Até aqui, parece estar tudo bem...
Formatação da guarda, feita em latão reciclado de um antigo corrimão de escadas. O cabo também é prédefinido... para esse projeto, foi utilizada a madeira Pau Brasil... madeira extremamente densa e resinosa.
A lâmina então parte para seu tratamento térmico... Nesse caso, foi utilizado massa refratária para delimitar a têmpera, fazendo assim um processo seletivo. A tempera seletiva possibilida uma faca mais elástica, pois apenas a parte principal do fio fica com dureza elevada...
Aqui, a faca após a têmpera. A parte mais clara foi onde a lâmina foi temperada... ou seja, a fração mais dura da faca.
Novamente, ela segue para limpeza. Nesse ponto, todo cuidado é pouco, pois a faca ainda não passou pele revenimento. Mesmo sendo realizada uma têmpera seletiva, a parte temperada da lâmina pode ficar quebradiça e qualquer descuido pode colocar todo o trabalho a perder.
Após a limpeza, ele passa pela revenimento e, ai sim, as tensões da lâmina são aliviadas e a dureza definitiva é alcançada.
Todo o conjunto (lâmina, guarda e cabo) vai para a colagem... É utilizada uma cola epoxi bicomponente. Após seca, a única forma da faca ser desmontada é quebrando-a.
Depois de 24 horas, a cola está totalmente seca e a faca pode ser novamente manuseada com segurança. Os próximos passos, são de acabamento final da peça. Aqui, o cabo ainda com a formatação bruta...
Cabo sendo trabalhado... todas as quinas são arredondadas, de forma a tornar o cabo o mais anatômico possível. Dessa forma, a faca terá uma empunhadura firme e confortável ao mesmo tempo.
Agora, um processo de paciência... lixas! Lixas e mais lixas para chegar ao aspecto de acabamento desejado da madeira... Começo com uma lixa 60, e vou progredindo para 80, 120, 180, 220, 240...
Continuo com o trabalho de lixas, agora já na 320... nesse ponto, o cabo recebe um banho de óleo de tungue a cada troca de lixa. Nesse caso, segui a diante com as lixas 400 e 600.
No final, o cabo recebe novamente o tratamento com óleo e fica descansando cerca de 24 horas para absorção.
Por fim, polimento geral do conjunto, utilizando uma roda de algodão no esmeril. Concluído o polimento, temos uma faca pronta... feita com a utilização de poucas ferramentas, de maneira totalmente artesanal e com ótima qualidade.
Bom... é isso pessoal! Esse é o resultado final.
Espero que gostem... Na próxima postagem, envio as fotos da faca já concluída, inclusive com sua bainha.
Abraço a todos...