sábado, 20 de março de 2021

Carneadeira de facão para corte de cana

Boa noite pessoal... 

Sabe aquela hora em que vocês não sabem bem o que fazer com um material que está em casa, parado... Querem reciclar, mas não conseguem chegar a um consenso sobre o que pode se tornar aquele material! Pois bem... esse foi o caso quanto a essa faca. 

Tenho algumas lâminas que foram descartadas por uma usina de cana de açúcar e não conseguia resolver o que fazer com elas. São lâminas extremamente danificadas, surradas de uma lida diária no corte de cana, onde eram usadas sem dó contra cana, madeira, arame, pedras... enfim, tudo que encontravam pela frente. São lâminas de um aço razoável, com tratamento térmico original feito de maneira a não deixá-las muito duras, exatamente para que esses facões não se quebrem logo nos primeiros impactos... Assim, eles entortam, criam dentes, perdem pedaço... mas seguem firme... kkkkkk. 

Pois bem... resolvi fazer um projeto rápido... para iniciar e terminar em um único final de semana. A ideia era literalmente fazer uma faca, usando de poucos passos: 

- Limpar (superficialmente) / Cortar / Colocar cabo / Afiar. 

A faca seria usada para fins culinários e carnes de uma maneira geral... então, o tratamento térmico original foi mantido... o que fez com que a faca não tenha uma retenção de fio tão duradoura, mas em contrapartida, seja facilmente reafiada sem o uso de muita técnica ou equipamento. 

A seguir, mostro o resultado... 


Segue os dados da peça: 

Número de série: Protótipo

Modelo / Tipo: Cozinha / Carneadeira
Método de construção: Desbaste 
Material da lâmina: Aço reciclado – Facão de corte de cana
Geometria: Parcial Flat
Estrutura: Full tang 
Cabo: Madeira reciclada
Acabamento: bruto
Tratamento térmico: Mantido o original da lâmina
Bainha: a ser confeccionada
 
Medidas: 
Comprimento total: 385 mm
Comprimento da lâmina: 248 mm 
Largura máx. da lâmina: 55 mm 
Espessura máx.: 1mm 
 
Data conclusão: 07/02/2021
"NÃO DISPONÍVEL"






Sem dúvida, foi divertido... e o resultado final é funcional, pelo menos... hehehe. Tenho mais alguns, nos quais farei novos testes... Aguardem! 

Espero que gostem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário